Planejando um Casamento Acessível

By Thayama Matos - 20:37


Hello, amores!

Como foi o final de semana de vocês? Aproveitaram bem o feriado? Por aqui foi um fim de semana cheio de surpresas - ao menos para algumas pessoas, haha -  meu namorado e eu decidimos dar um passo a diante em nosso relacionamento e agora estamos noivos!

Mal entrei para o time das noivinhas e já estou louca, explorando todas as ideias e inspirações que o pinterest e a internet podem me oferecer. 

Embora eu seja apaixonada por festas, não tenho intenção alguma de fazer uma big party para a ocasião, sou do time minimalista que preza mais pela qualidade do que quantidade.

Tradicionalmente, planejar um casamento dá muito trabalho e requer toda a atenção e cuidado que você possa oferecer. Agora imagine planejar um casamento acessível? Onde você precisa pensar não apenas nos seus convidados, mas em você. Na melhor forma de você se locomover pelos espaços sem depender de terceiros e principalmente sem causar danos (à você e tudo que está ao seu redor), assustador né?

O blog Off Beat Bride oferece várias dicas sobre o assunto, tanto relacionadas ao casal, quanto aos convidados que precisem de uma ajudinha especial. Hoje, eu decidi compartilhar algumas delas com vocês. Preparados?


Foto porGary Carpenter


• ACOMODANDO OS CONVIDADOS

Uma das primeiras coisas que devem ser feitas é verificar se algum dos convidados da sua lista tem necessidades especiais ou precisam de alguma acomodação especial. Cadeira de rodas, andador, moletas ou algum outro equipamento de mobilidade? Algum idoso? Todas essas questões precisam ser verificadas com atenção para que seus convidados recebam todos os cuidados adequadamente. Garantir que estejam confortáveis é igualmente importante quanto garantir que suas necessidades de acessibilidade sejam atendidas.

Foto por: Ben Blood


ESCOLHENDO O LOCAL

Certifique-se que o local escolhido é acessível tanto para você quanto para os seus convidados.

Visite vários locais com antecedência, caminhe pelas entradas e saídas que você e seu cônjuge usarão e que seus convidados usarão caso tenha alguém com necessidades especiais.

Visite também os vestiários, banheiros e experimente também caminhar pelo "corredor". Tenha sempre em mãos um caderno para tomar nota dos detalhes que possam vir a ser discutidos com os responsáveis pelo local, afim de garantir que suas necessidades sejam atendidas.

É importante ter em mente que, igrejas ou prédios históricos (caso estejam entre suas opções de local) podem trazer consigo uma certa dificuldade em acomodar os convidados que utilizem cadeira de rodas.

Trabalhe em conjunto com os responsáveis pelo local para tornar o ambiente funcional para você. Pense nas coisas que irá precisar solicitar e se possível vá acompanhado de um amigo (a) de confiança (uma madrinha ou padrinho, talvez?), que conheça as suas necessidades e as necessidades de seus convidados.

Pergunte sempre! Nunca confie plenamente na opinião dos responsáveis, tenha certeza de perguntar e checar todos os detalhes antecipadamente para evitar grandes problemas no futuro. Embora a locomoção entre os ambientes possa ser tranquila, outros pontos se não verificados com antecedência podem ser motivo de muitas frustrações (ex: estacionamento, chegada ao altar, etc).



PLANEJANDO A CERIMÔNIA

Caso você use cadeira de rodas, pense se fará seus votos sentado (a) nela, ou se irá " andando" pelo corredor ou ainda, fazer com que alguém o levante. Planeje um treinamento prático na noite anterior ao casamento.

Considere cuidadosamente se você irá levar um buquê, se o fizer, pense em maneiras criativas de levá-lo: pode ser no seu colo, preso à uma alça conectada à sua cadeira de rodas, ou uma alça estendida para facilitar a pegada.

Se estiver realizando uma cerimônia na praia, por exemplo. Considere colocar os itens em uma mesa na qual possa se equilibrar, se necessário e em um nível que seja confortável para você.


LINHA DE RECEPÇÃO

Depois de dizer o sim, alguns casais optam por ter uma "linha de recepção" para que seus convidados possam cumprimentá-los e parabenizá-los pela união. Se essa for uma de suas escolhas para o grande dia, considere fazer a sua linha de recepção com espaço muito aberto, afim de facilitar a mobilidade dos convidados que necessitam de algum apoio. Bem como garantir que eles possam passar a linha e dar as felicitações aos noivos sem grandes dificuldades.




A FESTA

Em termos de acessibilidade, é sempre bom mantermos as mesmas considerações que tivemos para escolher o local da cerimônia.

Se você estiver planejando um mapa de assentos... Pense naqueles que possuem acomodações especiais e tente colocá-los em assentos mais convinientes. - não nos cantos mais distantes, nem entre os enormes espaços de um assento ao outro, etc. -

A primeira dança não é algo obrigatório, afinal nem todo mundo sabe ou gosta de dançar não é mesmo? Então sem pressão. Mas... Caso você decida que quer fazer isso, procure ensaiar com o seu parceiro e assim descobrir a melhor maneira de dançarem juntos, para que seja um momento confortável e divertido para ambos!

Cortar o bolo pode ser uma tarefa bastante desafiadora por isso é importante garantir uma superfície de mesa firme e confiável, especialmente se você precisar se apoiar.  Certifique-se de que esteja numa altura confortável para você e o seu cônjuge, que tenha bastante espaço ao redor e que, esteja em um bom ângulo para as fotos.



CELEBRE A SUA DEFICIÊNCIA

A sua deficiência é uma parte de você, ajudou a moldar quem você é, e talvez o tenha guiado ao seu (a) cônjuge. Celebre isso! Aqui vão algumas ideias...

Personalize sua cadeira de rodas: Pendure latinhas nas rodas ou uma plaquinha de recém-casados na parte traseira da cadeira

Decore o seu equipamento de apoio: Considere adicionar um trem de tecido à parte traseira da sua cadeira de rodas, ou envolver suas moletas (ou bengalas) com fitas ou flores.

Com criatividade e paciência, planejar um casamento com um casal não convencional pode garantir um grande dia, independente de suas capacidades.

Não sei quanto a vocês, mas eu estou simplesmente apaixonada por cada sugestão desse site, deixou meu coração quentinho e preenchido por tanto amor. Me contem se vocês gostaram desse post e se gostariam de ver mais conteúdos desse tipo por aqui, já que preparativos para o casamento será um tema constante na minha rotina pelos próximos...meses!?

Com amor,
Thay

  • Share:

You Might Also Like

16 comentários

  1. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Não quero casar, mas parece que vai dar um óptimo resultado <3
    Beijokitaz





    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar aproveitei muito o feriado foi muito bom, parabéns pelo noivado, não vou me casar mais gostei muito das sugestões, com certeza gostaria muito de ver mais postagens como essa vai ajudar muito as noivas bjs.

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo noivado lindona! mt legal seu post cheio de dicas de planejamento que vai ajudar mt as noivinhas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Quantas dicas valiosas. Seu blog é muito necessário, amo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Que post sensacional, quando casei o local não era acessível, meu pai é deficiente visual, mas ele anda a gente guiando..amei as dicas...
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir
  6. Amei esse post estava precisando de dicas assim quero planejar meu noivado e essas dicas vai me ajudar muito, e servirá pro casamento tbm

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo noivado, que seja muito feliz e que venha logo o casamento.
    É muito bom planejar tudo com tempo para tudo dar certo, muito bacana as dicas do seu post.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas! Ainda não casei na igreja mas pretendo em breve e será uma comemoração bem intimista e bem acessível ♥

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente quero te parabenizar pelo noivado!
    Meu feriado foi bom, apesar dos estragos que a chuva causou.
    Embora eu já tenha casado, amo tudo relacionado a esse dia tão especial na vida de um casal!
    Bjs ❤️

    ResponderExcluir
  10. oi!
    Que legal :D parabéns pelo noivado e muitas felicidades, agora é a hora de planejar a festa.. Adorei a dica ;)

    ResponderExcluir
  11. Thaaaay!!!
    De novo, parabéns pelo noivado!! Torcendo aqui pra que tudo aconteça com sucesso!
    Sobre o post, que maravilha de dicas!!! Pra gente que é PCD elas parecem óbvias né, mas para quem tá fora da nossa realidade, elas são essenciais.
    Adorei!!

    ResponderExcluir
  12. Parece eu kk fiquei noiva no sábado dia 05 de janeiro e no domino ja estava vendo decoração kkk adorei o post e quero te dar parabéns pelo noivado, faça mais post que estarei aqui fiel

    ResponderExcluir
  13. Quantas dicas maravilhosas para as noivinhas de plantão. Parabéns pelo noivado! Deus abençoe muito! É um momento muito especial cuidar de cada detalhe assim!

    ResponderExcluir
  14. Casamento realmente sai mega caro, eu desisti de fazer por esse motivo mesmo. Mas adorei suas dicas, pode ajudar muito!

    ResponderExcluir
  15. Adorei suas ideais bem acessíveis, eu gosto de coisas simples! amei seu post

    ResponderExcluir
  16. Que super, parabens, nossa adorei saber que existe um lugar para pessoas especiais, adorei as fotos, ai eu sempre quis casar, se um dia eu casar o meu casamento só terá duas cores kkkk, o branco e o lavanda, acho linda essas cores para casamento

    ResponderExcluir